La la Land - Cantando Estações
- Samantha Larroyed
- 8 de mar. de 2017
- 7 min de leitura

La la land conta a história de um casal que se apaixona contra todas as expectativas e vive o namoro ao longo do filme. Sebastian é um pianista frustado e apaixonado por jazz enquanto Mia é uma aspirante a atriz que trabalha em uma cafeteria da Warner Bros.
Vou contar o filme passo a passo pra vocês. Daí não precisa ler tudo se você já assistiu o filme; é só pular pra parte que gostou mais ou pra parte que te interessa ler alguma crítica/elogio.
Eles se veem pela primeira vez em um engarrafamento, bem no inicio do filme. É a primeira cena e a primeira musica do filme, Another Day of Sun. Bem dançante e imponente, mas que dá a impressão de que o filme será horrível. Mia está em um carro na frente do carro de Sebastian. Quando os carros andam ela não anda porque está concentrada em decorar um texto e ele buzina pra ela com intensidade, no que ela responde dando o dedo.
Em seguida é a cena dela no trabalho indo para um teste de elenco, ocasião em que alguém joga café na roupa dela e a audição é um fracasso. Ela chega em casa desapontada, no que as amigas que moram com ela tentam convencê-la de ir a uma festa. Ela resiste e então começa a segunda música do filme, Someone in the Crowd. É legalzinha, com as quatro meninas cada uma com um vestido de cor diferente, dançando e se arrumando; e depois na festa, tentando curtir. Mas Mia entra no banheiro pensativa e a música deacelera... ela vê tudo em câmera lenta... e depois tudo volta ao ritmo acelerado de novo, com pessoas pulando na piscina de roupa e tudo. É bem contagiante.

No fim da festa ela descobre que seu carro foi rebocado durante a madrugada e vai caminhando pra casa bufando. Nisso ela passa na frente de um restaurante e ouve alguém tocando piano. Ela entra no estabelecimento e vê Sebastian ao piano. A música vai envolvendo a cena até que nos leva ao que aconteceu no dia dele.
Sebastian chega em casa e encontra a irmã, que dá lições de moral nele sobre a vida desregrada que ele leva. Ele retruca, enfatizando o valor de um banco em que ela está sentada e que não poderia estar. Ela insiste com ele que desempacote as coisas da mudança, no que ele diz que fará isso em seu próprio clube de jazz, no dia em que conseguir abri-lo. Ela vai embora e ele fica praticando musicas ao piano.
Em seguida ele vai para o trabalho e o chefe insiste com ele que cumpra o cronograma de músicas a serem tocadas. Ele assegura que fará tudo certo dessa vez mas, em meio a Jingle Bells e outras músicas temáticas de Natal, ele não resiste a acaba tocando, empolgado, uma de suas músicas de jazz. Nessa hora Mia chega. Ele termina a música e imediatamente é chamado pelo chefe, que o demite ali mesmo.
Nessa hora Mia tenta abordá-lo para falar sobre a música mas ele lhe dá um esbarrão e vai embora do restaurante. Ela fica sem reação.
Na cena seguinte ela está em outra festa e acaba encontrando-o novamente, tocando em uma pequena banda que pergunta ao publico qual musica querem que toquem. Mia levanta a mão e pede "I Ran"(Eu Corri), dançando na frente dele em deboche. Ele percebe e vai falar com ela depois da apresentação para se desculpar, ocasião em que eles se apresentam e ela diz que trabalha em um café na Warner Bros. A investida não é muito bem sucedida e ele vai embora. No fim da festa ela o aborda para pedir que pegue as chaves de seu carro a fim de se livrar de uma companhia chata ao seu lado. Ele pega as chaves pra ela e eles vão caminhando enquanto ela procura o carro.
Ai vem a terceira musica do filme, em que eles sapateiam e declaram um ao outro o quanto não se apaixonariam. No fim ela acaba achando o carro e cada um vai embora pra o seu lado.
No dia seguinte Sebastian aparece no trabalho dela como que ocasionalmente e eles saem conversando pelos estúdios da Warner Bros. Na conversa ele tenta convencê-la a escrever sua própria peça de teatro ao invés de ficar fazendo testes de elenco enquanto ela confessa não gostar de jazz. Então ele a convida a ir num café que toca jazz a fim de convencê-la do contrário. Ele explica, apaixonado, a origem do jazz e sua dinâmica. No fim Mia tem de ir embora por conta de uma audição e ele menciona o filme Juventude Transviada. Ela diz nunca ter assistido e ele a convida a assistir num cinema próximo na segunda-feira as 22h. Ela topa e os dois se despedem.
Chega segunda-feira e ela esquece que marcou de sair com um outro cara com o qual estava namorando há um mês. Ela vai ao encontro, que é chato, e acaba indo embora no meio para encontrar com Sebastian no cinema. Ele já aguardava ela ansioso devido o atraso. No meio do filme rola um clima mas a película estraga bem na hora em que eles iam se beijar. Então ela tem a ideia de ir até o Grifith Observatory, o qual o filme Juventude Transviada explora.
Chegando lá eles dançam uma música instrumental bem bonita e o momento é magico. Eles flutuam pelo planetário enquanto dançam uma valsa. É bem bonito. Então dão seu primeiro beijo.

No dia seguinte ele aparece com seu buzinaço típico na frente da casa de Mia interrompendo a peça que ela já está escrevendo e os dois saem para vários lugares, mostrando o dia-a-dia divertido deles durante o namoro, com uma trilha sonora de jazz ao fundo.
Até que eles estão num bar de jazz e Sebastian encontra um antigo amigo que faz uma proposta de emprego para ele, tocando em uma banda. A principio ele recusa e o amigo vai embora. Na cena seguinte Mia lê a peça para Sebastian no quarto e ele adora. Ela também sugere um nome para o bar de jazz que ele quer abrir: Seb`s; mas ele rejeita a ideia.
No dia seguinte Sebastian ouve Mia falando ao telefone com a mãe sobre Sebastian e seus planos para o futuro e muda de ideia em relação a trabalhar na banda. Procura então o antigo amigo e se junta a banda, que toca um tipo de música um pouco moderna demais para Sebastian, que decide permanecer mesmo assim, apenas para ter um emprego "fixo" como ele interpretou que a mãe de Mia esperava.
Então vem a próxima música do filme, que concorreu ao Oscar de melhor trilha sonora, City of Stars. O casal canta a música ao piano na casa de Sebastian enquanto vai se mostrando o dia-a-dia deles a partir de então: Mia se preparando para apresentar sua peça de teatro e Sebastian fazendo sucesso com a banda, que demanda muito tempo dele, e Mia começa a passar mais tempo sozinha.
Até que certo dia ela chega em casa e Sebastian está fazendo um jantar surpresa pra ela. Os dois se sentam a mesa e discutem porque Sebastian deixou de lado seu sonho de abrir um bar de jazz para tocar na banda que toca um estilo de música que ele não gosta. Mia vai embora deixando ele sozinho no apartamento.
Chega então o grande dia em que ela estreará a peça mas Sebastian não consegue comparecer devido a uma sessão de fotos com a banda. Ele chega ao final da peça quando Mia já está do lado de fora indo embora pra casa frustrada por a peça ter sido um fracasso e eles discutem. Ela termina o namoro com ele e diz que vai passar uns tempos na casa dos pais.
O tempo passa até que um dia os responsáveis por um teste de elenco ligam no celular de Sebastian a procura de Mia. Então ele vai atrás dela na casa dos pais com seu típico businaço na frente da casa. Mia sai em seu encontro e ele a convence, a contra gosto, a ir nesse teste de elenco. No dia seguinte de manhã ele aparece para buscá-la e eles vão ao teste de elenco. Durante o teste aparece mais uma música do filme The Fools Who Dream. É bem minimalista, com tudo escuro e somente a Emma Stone cantando vestida em um suéter azul claro combinando com os olhos.
Depois disso o casal conversa no Grifith Park sobre o futuro. Chegam a conclusão de que sempre vão amar um ao outro porém não reatam o namoro.
.
.
.
.
.
.
.
**********ATENÇÃO SPOILER ALERT**********
.
.
.
.
.
.
.
Passam-se cinco anos e Mia virou uma estrela de Hollywood casada e com uma filha. Até que um dia ela sai com o marido para jantar e os dois resolvem ir a um bar de jazz. Chegando lá ela vê que o nome do estabelecimento é Seb`s e encontra Sebastian no palco apresentando seus músicos. Os dois se entreolham por um instante e Sebastian começa a tocar a música que estava tocando quando os dois se conheceram.
Aí acontece uma flashback no filme. Volta lá pra cena de ela entrando no restaurante e indo falar com ele. Só que envés de um esbarrão ele a beija logo de cara. Então os dois saem correndo com a música já mais agitadinha e começam a percorrer todos os cenários pelos quais o filme se passou, com Sebastian fazendo tudo diferente. Envés de aceitar o convite de seu amigo para se juntar a banda ele recusa e por isso pode ir a estréia de Mia com sua peça de teatro, que dessa vez é um sucesso. Em seguida eles vão para o teste de elenco dela e ela passa, indo filmar um filme em Paris. Ele vai com ela e lá trabalha em bares de jazz. Eles se casam e têm um filhinho. Certo dia saem para jantar e passam num bar de jazz, o Seb`s. A música acaba e Sebastian voltas a realidade de novo, com Mia ali na sua frente sentada com o marido.
Eles se levantam para ir embora e Mia olha pra trás e sorri. Sebastian sorri de volta e ela vai embora.
O filme acaba assim.
Gente é de cortar o coração a carinha do Ryan Gosling no final, de cachorrinho que caiu da mudança!!! Particularmente não gostei desse final. Mas...
Também acho que o filme não faz juz a 14 indicações ao Oscar. Acho que a Academia quis foi dar uma aumentada na moral dos musicais, que andam em defasagem ultimamente.
Mas o filme é bom. Bem sessão da tarde, bem leve.
Comments